nosso ministério

Confira abaixo a Confissão de Fé da Igreja Evangélica da Barreirinha:

Cremos que as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, conforme escritas originalmente, foram inspiradas verbal e plenariamente, são produtos de homens guiados pelo Espírito Santo, sendo, portanto, completamente destituídas de erro. Cremos que a Bíblia é a suprema revelação da vontade de Deus para o homem e nossa única regra de vida e fé (II Timóteo 3.16 / II Pedro 1.19-21).

Cremos em um só Deus, criador do Céu e da Terra, manifestando-se em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas três Pessoas, são iguais em poder e glória, executando ofícios distintos e harmoniosos na grande obra da redenção (Êxodo 20.2 / I Coríntios 8.6).

Cremos que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina, que possui todos os atributos da personalidade e deidade. Ele é igual ao Pai e ao Filho e é da mesma natureza deles. Sua relação para com o mundo é convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo. Sua obra entre os crentes é: batizar em Cristo, selar, habitar nos corações, encher, guiar e ensinar os caminhos da justiça. Cremos que existe uma distinção entre o ministério do Espírito Santo no Antigo Testamento e o seu ministério no Novo Testamento. Existe, então, uma obra nova e única do Espírito Santo em relação ao Corpo de Cristo. Cremos que  todos os dons do Espírito Santo deverão ser usados exatamente conforme a orientação da palavra de Deus (João 14.16-17 / Hebreus 9.14João 14.26 / Efésios 1.13-14 / João 16.7 / I Coríntios 12-14).

Cremos que o Senhor Jesus Cristo foi concebido pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria; Ele é “Deus manifestado em carne”; viveu completamente sem pecado e na sua morte fez plena expiação por nossos pecados, morrendo não como simples mártir, mas sim, substituto voluntário, em lugar do pecador. Ele ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia e subiu corporalmente ao céu. Cristo voltará a este mundo para arrebatar a Sua igreja e depois de sete anos de tribulação estabelecerá o Seu reino milenar. Sua vinda é iminente, pessoal, pré-tribulacional e pré-milenar (Isaías 7.14 / Mateus 28.6 / I Pedro 2.22 / João 1.1 / Atos 15.16 / João 14.3 / I Pedro 3.18 / Mateus 1.18-25 / I Tessalonicenses 4.16 / II Tessalonicenses 2.6-8).

Cremos que as Escrituras Sagradas ensinam que o homem foi criado por um ato direto de Deus e não de uma forma de vida previamente existente. Por transgressão voluntária, ele caiu do seu estado de santidade; consequentemente, todos os homens são pecadores por natureza e por escolha, sendo completamente desprovidos daquela santidade exigida pela lei, e positivamente inclinados ao mal e, portanto, estão sob condenação justa, a separação eterna de Deus, e isto sem defesa ou desculpa (Gênesis 1.27 / Isaías 53.6 / Romanos 5.12-19 / Romanos 3.23).

Cremos que as Escrituras ensinam que a salvação dos pecadores vem totalmente da graça de Deus, através da obra medianeira do Filho de Deus, e assim não é obtida pelas obras, mas se baseia somente no arrependimento e na fé no Senhor Jesus Cristo; que para ser salvo um pecador tem que nascer de novo, sendo regenerado pelo poder do Espírito Santo mediante a fé na Palavra de Deus, tornando-se recipiente duma nova natureza. A grande bênção que o Evangelho de Cristo assegura aos que Nele creem é a justificação, que inclui perdão dos pecados e uma atribuição da retidão divina, assegurando ao crente uma salvação eterna (Efésios 2.8-9 / II Pedro 1.14 / João 10.28 / João 10.3-6 / Atos 13.39).

Cremos que as Escrituras ensinam que a Igreja de Jesus Cristo nasceu no dia de Pentecostes e deve ser considerada em dois aspectos:
A Igreja visível ou local: é uma comunidade de salvos por Cristo, batizados e associados, por um pacto na fé e comunicação mútua, segundo o Evangelho, com o propósito de observar as duas ordenanças e tudo quanto Cristo mandou; para ser governada pela lei de Cristo e para exercer os dons, direitos e privilégios que lhe são peculiares à luz da Palavra de Deus. Os seus oficiais bíblicos são: pastores (também chamados bispos ou presbíteros) e diáconos cujas qualificações, direitos e deveres estão claramente definidos nas Epístolas de Timóteo e Tito (Mateus 28.19-20 / Atos 2.41-42).

A Igreja Invisível: é o corpo e a noiva de Cristo. Ele é a cabeça e todos os salvos são membros; e que contra ela as portas do inferno não prevalecerão (I Coríntios 12.12-13 / Efésios 1.22-23 / Efésios 5.25-27,30,32 / Mateus 16.15-19 / Efésios 4.15-16).

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o batismo em água  é a imersão uma só vez do crente, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a fim de mostrar, em símbolo, solene e belo, sua identificação com o Senhor crucificado, sepultado, e ressurreto; assim ilustrando a morte do crente para com o pecado e a sua ressurreição para uma nova vida em Cristo; sendo este um pré-requisito, para ser membro da igreja local (Atos 8.36-39 / Romanos 6.3-5).

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Ceia do Senhor é o símbolo do corpo e sangue de Cristo; e que é realizada em memória da morte do Senhor Jesus Cristo, até que Ele venha; e que o crente para recebê-la, deve antes examinar-se a si mesmo e encontrando-se em condição bíblica, possa participar dignamente dela (I Coríntios 10.16-17; 11.23-28).

Cremos que as Escrituras ensinam a ressurreição corporal dos justos e dos injustos. Todas as pessoas justificadas em nome do Senhor Jesus Cristo vão passar a eternidade em pleno gozo da presença de Deus, e que todos os que, por meio da incredulidade, se recusaram a aceitar o perdão oferecido por Deus, passarão a eternidade em castigo eterno (Salmos 16.11 / Mateus 25.46 / João 14.2 / João 5.28-29).

Cremos que as Escrituras ensinam que existe um ser pessoal, chamado Satanás, o “deus deste século”, o “príncipe do poder do ar”, cheio de toda sutileza e malícia, o qual procura, incessantemente, frustrar os propósitos de Deus e fazer cair em tentação e no pecado os filhos dos homens (Efésios 2.2 / Apocalipse 12.10 / II Coríntios 4.4; 11.13-15).

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o governo civil é ordenado por Deus para os interesses e a boa ordem da sociedade humana; que devemos orar pelos magistrados, honrá-los e obedecê-los, salvo naquilo que for contra os ensinos das Santas Escrituras. Cremos na separação completa e absoluta entre o governo civil e a igreja local (Romanos 13.1-7 / I Timóteo 2.1-3 / I Pedro 2.13-14).

Cremos que as Escrituras ensinam que cada crente pelo auxílio do Espírito Santo, deve andar no amor cristão e na santidade, demonstrando qualidades de honestidade, integridade, perdão, benignidade e espiritualidade. Cremos que qualquer realização neste caso será manifestada por humildade sincera e zelo genuíno para o progresso da Causa de Cristo (II Coríntios 7.1 / I Tessalonicenses 4.7 / Efésios 4.8-32 / Efésios 5.1-2,7-10, 15-20 / I Pedro 5.5-6 / Provérbios 15.33 / Gálatas 5.22-25).

Casamento bíblico é uma aliança (Provérbios 2.17 / Malaquias 2.14 / Gênesis 2.24), que se caracteriza por ser: Heterossexual, entre um homem e uma mulher (Gênesis 2.24 / I Timóteo 3.2-12, 5.9 / Tito 1.6), de exclusividade e fidelidade (Gênesis 2.24), vitalícia, (Malaquias 2.14), coerente com as leis comunitárias (I Pedro 2.13 / Romanos 13.1), normalmente simbolizada pela união sexual, e o deixar a família de origem (Gênesis 2.24 / Hebreus 13.4 / I Coríntios 7.4 / I Timóteo 3.2), formando um novo núcleo familiar, visando a glória de Deus num contexto de amor e respeito (Efésios 5.33).

Cremos que uma família é formada por um homem e uma mulher, denominados de pai e mãe, e filhos gerados por este casal, ou adotados conforme as leis do país. Na ausência de um membro do casal, por morte ou abandono, a família continua sendo família.

Pastores

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