Comunicado Oficial – Retorno dos Cultos Presenciais

COMUNICADO OFICIAL
A Igreja Evangélica da Barreirinha, através da sua liderança pastoral e administrativa, informa:
No dia 25 de maio de 2020, houve uma reunião para tomar algumas decisões sobre os eventos da igreja. Com a nova resolução, relacionada diretamente com as igrejas (Resolução SESA nº 734/2020) ,foi decidido que:
Os cultos voltarão a serem feitos presencialmente a partir do dia 07 de Junho de 2020, um pela manhã, às 10h, e outro a tarde, às 18h, com uma (01) hora de duração, seguindo as normas descritas na resolução.
Queremos destacar as seguintes normas:
1- Afastamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, tanto na chegada como na ocupação dos lugares; as famílias poderão ocupar o mesmo banco.
2- Todos os fiéis, funcionários e colaboradores devem usar máscaras de tecido recomendadas à população durante todo o período que estiverem fora de suas residências, mantendo seu uso durante as celebrações.
3- Antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas, devem ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas, mantendo o distanciamento recomendado e outras formas de contato físico, como dar as mãos, beijos, abraços, apertos de mãos, entre outros.
4- Maximo de 30% da capacidade do templo (total de 52 pessoas por culto).
5- Idosos maiores de 60 anos e pessoas do grupo de risco como hipertensos, diabéticos, gestantes e outros devem permanecer em casa e acompanhar as celebrações por meio da internet (lives que já vêm acontecendo), bem como todos que tiverem alguns dos seguintes sintomas: febre, dificuldade para respirar, tosse, espirro, coriza, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato ou paladar. A persistirem estes sintomas deve-se procurar uma unidade médica.
6- Cada pessoa que chegar para acompanhar a celebração dos cultos religiosos deve higienizar as mãos com álcool 70% antes de entrar e ao sair.
7- Durante o horário de funcionamento dos templos religiosos, deve ser realizada a limpeza geral e a desinfecção de todos os ambientes de, pelo menos, uma vez por período, matutino, vespertino e noturno, bem como antes e depois das celebrações, conforme Nota Orientativa SESA/PR n° 01/2020 sobre Limpeza de Superfícies.
8- Após as celebrações, o local deve ser rigorosamente desinfetado principalmente nos locais frequentemente tocados, como bancos, maçanetas de portas, microfones entre outros.
9- Todos os ambientes devem ser mantidos constantemente abertos, arejados e ventilados, de preferência de forma natural.
10- O responsável pelo templo deve orientar os membros e demais frequentadores sobre práticas preventivas cotidianas como uso de máscaras, higiene das mãos, etiqueta respiratória, bem como a não comparecerem nos cultos e outras celebrações caso apresentem sintomas gripais (tosse, dificuldade para respirar, febre, entre outros), bem como se forem diagnosticados como casos suspeitos ou confirmados de contaminação pelo COVID-19.
11- Atividades que envolvam crianças devem permanecer suspensas devido principalmente à dificuldade na manutenção do afastamento físico entre elas e na adoção de outras práticas de prevenção, como a higiene frequente das mãos. Os filhos ficarão sob a responsabilidade dos pais durante todo o culto.
(Para ter acesso à Resolução SESA nº 734/2020 completa, clique AQUI.)
Estas ações se fazem necessárias devido à adoção de medidas especiais de proteção da saúde e da segurança de nossa comunidade e familiares na prevenção do COVID-19 (Coronavírus).
Será disponibilizado para os irmãos o decreto que estabeleceu estas normas, bem como este resumo.
Foi decidido que as Células ficam SUSPENSAS por mais um mês, ou seja, até dia 25 de Junho de 2020, pelo motivo de não ser possível cumprir com todas as normas descritas acima nas casas dos irmãos. A Liderança também acredita que será melhor voltar aos poucos com as reuniões presenciais.
A partir do dia 10 de Junho de 2020, todas as quartas feiras será realizado o culto de oração às 20h, presencialmente no templo (máximo de 52 pessoas).
Todos os outros eventos da igreja continuam suspensos até que surja uma nova decisão da Liderança.
Nossa expectativa é de compreensão, apoio e cooperação responsável de cada irmão e família. Entendemos que o momento é atípico e emergencial e que tais medidas visam salvaguardar a vida e saúde de pessoas.
Nosso proceder está alicerçado para acatar tais orientações em Tito 3.1-2: “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.”. E Hebreus 13.17: “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.”.
Queremos informar também que se houver uma nova posição do governo ou prefeitura sobre as igrejas, vamos nos reunir pra decidirmos juntos como vamos proceder.
Estamos a disposição de Todos os irmãos pra qualquer esclarecimento e sugestões que promovam nosso aperfeiçoamento.
Atenciosamente,

Liderança Eclesiástica e Administrativa – Igreja Evangélica da Barreirinha

Presidente Josué dos Santos Dobkowski – (41) 98818-5374
Pastor Joel Indart – (41) 3585-4884
Pastor Horst Brunner – (41) 98482-8052
Pastor Lucas Mainarte – (41) 98768-4209

Deixe uma resposta